Welcome, Guest. Please login or register.

Autor Tópico: Dar explicações  (Lida 566 vezes)

patriciamarques

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Dar explicações
« em: Fevereiro 07, 2017, 02:17:36 pm »
Boa tarde

Sou trabalhadora independente, com actividade aberta nas finanças. Sou licenciada em comunicação e não tenho qualquer habilitação específica em ensino ou formação. Surgiu entretanto a oportunidade de dar explicações a nível particular e procurei informações de como deveria proceder.

Consegui encontrar que devo acrescentar o CAE de explicador à minha actividade. Depois li também que a actividade de explicações é sempre isenta de IVA (n.º 11 do art.º 9.º do Código do IVA). No entanto deram-me esta informação: "Para poder ter a actividade de explicadora e ficar isenta pelo o artigo 9 CIVA terá de preencher uma série de requisitos, nomeadamente o certificado pelo ministério da educação."

A minha questão é:para dar explicações, e declarar esses rendimentos correctamente, é mesmo obrigatório ter o tal certificado?

Agradeço desde já a ajuda.

Paulo Santos

• Administrator
  • Jr. Member
  • Paulo
    • Ver Perfil
    • Informação
Re: Dar explicações
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2017, 10:17:32 pm »
Deve contactar com um contabilista para esclarecer questões relativas a impostos.

De qualquer modo o artigo 11 do CIVA refere
11) As prestações de serviços que consistam em lições ministradas a título pessoal sobre matérias do ensino escolar ou superior;
(Redação da Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro)

JRSZCM

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re: Dar explicações
« Responder #2 em: Março 01, 2017, 04:36:37 pm »
Boa tarde, Patrícia,

Tem 3 hipóteses:

- certificado;
- passar recibos verdes;
- formar uma empresa unipessoal.

A decisão depende do que lhe compensa fazer. Se consultar um bom TOC, ficará bem informada.

Boa sorte e cumprimentos.